O complexo Parque Iguaçu tem 14 km de extensão e abriga o Parque Náutico, o Parque Olímpico do Cajuru e o Zoológico Municipal.
O Parque Iguaçu foi implantado a partir de 1976, na região sudeste de Curitiba, para preservar os fundos de vale do Rio Iguaçu, o mais importante do Paraná. Possui diversos setores: esportivo (peladeiro e beisebol), náutico, zoológico e bosques que preservam a vegetação típica das várzeas, capões de pinheiros e mata nativa, além de um santuário ecológico (reserva biológica).
O zoológico é lar de mais de mil animais: aves naturais de toda a América do Sul, répteis e mamíferos das mais variadas origens, preservados num ambiente mais próximo do seu habitat natural.
O Parque Náutico, com área aproximada de 2.300.000 m2, é estruturado para a prática de esportes e treinos de navegação não poluentes (remo, vela e canoagem), também por paratletas, no lago que ali é formado pelo Rio Iguaçu.
O Parque Olímpico do Cajuru, que em décadas anteriores era frequentado quase exclusivamente por times de futebol amador, passou por uma grande transformação, e constitui-se em um centro de formação poliesportiva especializada.